segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sobre crianças roubadas, noivos adotivos e essa tal realidade

No Fantástico de ontem, um caso mexeu com o coração de milhões de brasileiros: uma mãe teve seus filhos roubados de maneira impiedosa por um grupo de policiais para serem doados em adoção. Os meninos não sofriam quaisquer tipo de violência ou negligência. Parecem ser vítimas de uma quadrilha que arranca filhos de seus pais para fins odiosos até mesmo de se imaginar.   

A matéria é comovente e extremamente constrangedora para qualquer brasileiro. Chama a atenção o fato de se tratar de uma “quadrilha” e de que isso vem acontecendo de maneira continuada. Fico aqui me questionando se o Fantástico iria exibir tal matéria – ou por que não a executou antes – se a próxima novela da Globo não fosse tratar do roubo e tráfico de crianças. Pode ser uma maneira de mostrar à audiência que Salve Jorge é socialmente relevante e atual. Pode ser que não e eu esteja simplesmente paranóico. Não importa. O debate está se tornando público, é o que vale; agora, vamos combinar que poderíamos ter nos responsabilizado há muito tempo a esse respeito, sem precisar aguardar a benevolência da Glória Perez.



A filha de Whitney Houston, que já está acostumada a ser foco de polêmica,  se declarou publicamente noiva de seu irmão adotivo nesta semana. Nick Gordon foi adotado informalmente pela cantora quando tinha 12 anos. Dez anos se passaram até que a relação entre irmãos se transformou em caso de amor. Toda forma de amor vale a pena?

A notícia veio à tona agora que a família Houston está esperando para estrear um reality show com seus dramas e delírios diários. O noivado foi revelado por Bobby Kristina, a filha de Whitney, durante um dos trailers do programa. E ainda não ficou claro para todo mundo se Gordon não é mesmo irmão biológico de Bobby, já que se suspeita que o pai da menina tenha vivido um relacionamento passageiro com a mãe do rapaz.

Não creio que seria aceitável um reality show com dois irmãos biológicos planejando casamento. Com irmãos adotivos está sendo. As diferenças entre o status de filhos adotivos e biológicos ainda são grandes. Nesse caso, não precisa muito esforço para  ver: basta ligar a tevê.

Assumir um noivado para promover um reality show. Investigar no telejornal o tema de novela. Não poderia ser diferente para os adotivos: realidade e ficção se fundem nesse mundo pós-web. Quanto de realidade há num reality show e quanto de reality show há na tua realidade? Esta pergunta já não faz mais sentido, está morta. Mas, parando para pensar, entrei aqui para falar sobre adoção e estou fugindo outra vez do tema. Pouco importa (outra vez). Como todo reality show, é justamente quando metem o dedo na ferida que o episódio acaba. Em breve, cenas dos próximos capítulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário